sexta-feira, 19 de junho de 2009

PROJETO DA UNESP REDUZ EXCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS ATRAVÉS DA FÍSICA

Por meio de jogos e experimentos virtuais, iniciativa dissemina conceitos aos alunos do ensino fundamental, médio e superior através de materiais didáticos que sirvam de apoio pedagógico a professores de todo País.Esse é o projeto de extensão universitária FISICANIMADA, coordenado por Eloi Feitosa, professor do Departamento de Física do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da UNESP de Sâo José do Rio Preto.
O projeto consiste em tornar disponíveis, no site do grupo, jogos e experimentos virtuais selecionados pelos professores. Com isso pretende-se disseminar conceitos de Física e Matemática, tornando-os mais claros aos estudantes."A Internet contém animações de excelente qualidade e em grande quantidade para o ensino das diversas disciplinas. Por isso, diariamente o grupo de pesquisa interdisciplinar Fisicanimada seleciona e divulga jogos didáticos e experimentos virtuais, conhecidos como applets, na Web, diz Feitosa
Os pesquisadores priorizam sofwares livres que permitam ao aluno superar dificuldades de aprendizagem, e não testar conhecimentos adquiridos. Selecionamos apenas applets com elevado grau de interação aluno-software que veiculem conceitos físicos ou matemáticos que sejam coerentes. Quando realizadas corretamente, conta o professor, essas tecnologias computacionais contribuem para minimizar a exclusão digital dos alunos das escolas públicas.
Experimentos virtuais selecionados pelo grupo podem ser consultados no endereço:
http://fisicanimadablogspot.com

Um comentário:

  1. Caro Dantas,
    Gostei da matéria sobre o nosso projeto Física Animada aqui da UNESP de São José do Rio Preto.
    Sucesso pra você e um abraço,
    Eloi Feitosa
    (coordenador do projeto)

    ResponderExcluir